quarta-feira, 26 de junho de 2013

Idioma Tcheco

Antes de iniciar nossa aquisição de vocabulário, acho importante compreendermos um pouco das raízes desse novo idioma. Segue algumas informações importantes sobre o mesmo.

Tcheco ou checo é uma língua falada principalmente na República Tcheca (Checa) e que forma parte, junto com o polonês (polaco), o eslovaco e o sórbio, do subgrupo ocidental das línguas eslavas. As línguas tcheca e eslovaca são mutuamente inteligíveis

Nome > 
O nome "čeština", tcheco, deriva de uma tribo eslava de Tchecos ("Čech", pl. "Češi") que habitavam a Boêmia Central e uniram tribos eslavas vizinhas sob o reinado da dinastia Premislida ("Přemyslovci"). A etimologia é incerta. De acordo com uma lenda, o nome é derivado do Ancestral Čech, que levou a tribo dos Tchecos a essa terra.

Dialetos > 
Os dialetos tchecos se dividem em dois grandes grupos:
  • Grupo da Bohêmia, onde se incluem os dialetos não muito peculiares da zona que margeia a Boêmia Central.
  • Variedade de dialetos, englobados por sua vez em subgrupos (hanávalašskoslovácko) na região da Morávia. O slovácko está ligado ao eslovaco por algumas características, enquanto o do sul da Silésia compartilha partes com o polonês.
O dialeto que se conhece como tcheco comum é o que se fala na Boêmia Central, sobretudo em Praga.
Escrita >
Utiliza-se o alfabeto latino com sinais diacríticos. A ortografia foi racionalizada primeiro por Jan Hus no século XIV, e em seguida pelos monges tchecos no século XVI para fazer sua tradução da Bíblia.

Um comentário:

  1. Olá!
    Parabéns pela iniciativa de construção do blog!
    Espero que possa contribuir em sua prática pedagógica!
    Muito sucesso!
    Abç

    ResponderExcluir