quinta-feira, 4 de julho de 2013

Orloj

Orloj é um relógio astronômico medieval, localizado em Praga, capital da República Checa


O Orloj é composto de três componentes principais: o mostrador astronômico, representando a posição do Sol e da Lua no céu, além de mostrar vários detalhes celestes; a ”Caminhada dos Apóstolos”, um show mecânico representado a cada troca de hora com as figuras dos apóstolos e outras esculturas com movimento; e um mostrador-calendário com medalhões representando os meses (ou zodíacos, como aparecem em alguns textos).






O mostrador astronômico é forma mecânica do astrolábio, instrumento muito usado pela Astronomia medieval. De outro modo, o mostrador astronômico pode ser visto como planetário primitivo, que mostra o estado atual do Universo.
O fundo do mostrador astronômico representa o Planeta Terra (com Praga como seu centro) e o céu e, no entorno disso, há quatro dos principais componentes móveis: o anel zodiacal, mais interno e que circunda a representação do planeta, um anel rotatório externo, umícone representando o sol e outro representando a lua.
As letras de ouro ultra-periféricas em um anel preto ao redor do relógio indicam o Tempo Antigo Checo usando símbolos conhecidos como numeral Schwabacher.

O fundo estacionário representa a Terra e a visão local do céu. O fundo azul, bem no centro, representa a Terra e o azul na parte de cima representa a parte do céu que está acima da linha do horizonte. As áreas vermelhas e pretas representam a porção celestial abaixo da linha do horizonte. Durante o dia, o sol move-se em cima da área azul. Durante o nascer e o pôr-do-sol, ele move-se pelas áreas avermelhadas. A parte vermelha a oeste (esquerda) representa a aurora, assim como a parte leste, à direita, simboliza o horário do crepúsculo. Essas mesmas regras valem para a localização da lua.
Os números romanos em dourado, na borda mais externa do círculo azul, seguem a escala de 24 horas diárias e mostram o horário local de Praga (fuso horário centro-europeu). As linhas douradas curvas, que dividem a parte azul do mostrador em 12 partes, demonstram os “horários desiguais”. Esses horários equivalem a um doze-avos do tempo decorrido entre o nascer e o pôr do sol e variam na proporção em que o tempo de luminosidade de cada dia aumenta ou diminui, conforme a época do ano.

O ANEL ZODIACAL
Na área interna do anel preto mais externo, há um outro anel móvel, que marca os signos do zodíaco e indicam o movimento das estrelas. A pequena estrela dourada mostra o eqüinócio de verão (ao passo que, no hemisfério sul é o mesmo dia do eqüinócio de inverno) e o horário estelar pode ser lido na escala com os números romanos.

A ANTIGA ESCALA DE TEMPO TCHECA

No extremo externo do relógio, numerais dourados Schwabacher estão presos em um fundo preto. Esses números indicam o tempo antigo checo (ou "horas italianas"), com as medidas começando em "1" no pôr-do-sol. Esse anel move-se durante o ano para coincidir com o horário do pôr-do-sol.

SOL

O sol dourado move-se em torno do círculo zodiacal, mostrando sua posição na eclíptica da terra. O sol está colocado a um braço com uma mão dourada e, juntos, estes objetos mostram o horário de três maneiras diferentes:
  1. A posição da mão dourada sobre os números romanos no fundo mostram o horário local de Praga;
  2. A posição do sol sobre as linhas curvas douradas do fundo mostram o tempo nas Horas Desiguais; e,
  3. A posição da mão dourada sobre o anel externo indica o tempo decorrido na Velha Escala Tcheca.
Adicionalmente, a distância do Sol do centro do mostrador mostra o horário do nascer e do pôr-do-sol.

LUA

O movimento da lua na elíptica é mostrado, assim como o sol, embora a velocidade seja muito mais rápida. A esfera semi-prateada da lua mostra a fase lunar.


A estátua que representa a morte

O SHOW DA MUDANÇA DE HORÁRIO


A mudança da hora neste relógio é antecedida por um “show”. A demonstração é iniciada com a estátua da morte virando sua ampulheta. Ao mesmo tempo, é iniciada a parada dos 12 apóstolos. A ordem do aparecimento é a seguinte:
  1. Paulo, com um livro e uma espada;
  2. Tomé, com uma lança;
  3. Judas, com um livro;
  4. Simão, com uma serra;
  5. Bartolomeu, com um livro; e
  6. José, com um pergaminho.
Na janela direita:
  1. Pedro, com uma chave;
  2. Mateus, com um machado;
  3. João, com uma cobra;
  4. André, com uma cruz;
  5. Filipe, com uma cruz; e
  6. João Evangelista, com um porrete.













Em cima, está o galo que canta e logo abaixo as portas em que os apóstolos aparecem.

Fonte: http://www.minube.com.br/sitio-preferido/relogio-astronomico-_-orloj-a4218

terça-feira, 2 de julho de 2013

Cumprimentos!

Hoje vamos aprender palavras importantes que usamos para cumprimentar pessoas! Educação é importante em qualquer idioma e qualquer conversa tem 90% de chances de ser bem sucedida quando iniciada por um sorriso e um "Bom dia".

Dobré jitro: Bom dia - aquele bem cedo de manhã quando você não esta com nenhuma vontade de dar bom dia - (Pronúncia: dobre ietro - como vimos na aula do Oi/Ahoj o "j" tem som de "i")

Dobré ráno: Bom dia - esse é o equivalente ao "good morning" e pode ser usado até meio dia (pra pronúncia não tem mistério, é falado da mesma forma como é lido).

Dobrý den: Bom tarde - pode ser usado até umas 6 horas da tarde ( Pronúncia: Dobriii den - o "ý" em Tcheco tem um som comprido de "i").

Dobrý večer: Boa noite (essa noite é uma noite "evening", até umas 9 da noite - a pronúncia é: dobriii vetcher - o som do "č" é o mesmo que o som do "tch"  como em Tcheco.

Dobrou noc: Boa noite (Pronúncia: dobrou nots - o "c" tem som de "ts".

Diferente né?? rs

Então além das cinco expressões aprendemos também a pronuncia de quatro letras:

y: som de "i" 
ý: som de "i" comprido
č: som de "tch" como em Tcheco ou como na música do Gustavo Lima, você escolhe.
c: som de "ts"


Ufa! Como os Tchecos gostam de se cumprimentar, não é verdade!!!

Bem, são 16:01 e por hoje é só!
Dobrý den
Pusinky, ahoj!!!!